Japão faz logon no comércio on-line
05 de setembro de 2004
Por muito tempo depois que Oki Matsumoto deixou o Goldman, Sachs & Co. (GS) em 1998 para criar a Monex Securities, um corretor on-line baseado em Tóquio, ex-colegas olharam para ele com uma mistura de temor e descrença. Seu choque foi compreensível: Matsumoto, agora com 40 anos, deixou a gigante do suporte de protuberâncias um ano antes de sua oferta pública inicial. Isso significava que o parceiro mais jovem de Goldman em Tóquio tinha perdido um ovo de ninho de avestruz. Da mesma forma, o lançamento de um corretor on-line - numa época em que a economia deprimida do Japão mostrou poucos sinais de atrair um exército de investidores de varejo para o mercado de ações - não parecia ser a jogada mais sábia. De fato, em 2003 - cinco anos após o lançamento - a Monex ainda tinha que lucrar.
Hoje ninguém poderia questionar o juízo do ex-banqueiro de investimento. Estimulado pelo recente aumento do interesse em ações japonesas, Monex está indo de força à força. Depois de compensar um lucro de US $ 19,9 milhões no ano encerrado em março, a empresa ganhou US $ 12 milhões apenas no trimestre encerrado em junho - um aumento de 34 vezes em relação aos mesmos três meses do ano passado. Em uma demonstração de otimismo, a Monex acaba de concluir uma fusão com a Nikko Beans Inc., o quinto maior corretor on-line do Japão. Com quase 400 mil titulares de contas e ativos totais de US $ 12,3 bilhões, a criação de Monex Beans combinou os detentores de primeira vez da Monex com os comerciantes ativos mais experientes do Beans para criar uma potência. "Podemos cobrir todo o mercado", diz Matsumoto.
O crescimento sizzling do lucro em Monex não é one-off. Os rivais online E * Trade Japan, uma unidade da Softbank, e Matsui Securities também apresentaram resultados estelares. E Rakuten Securities, a quarta colocação da corretora on-line, seguiu o exemplo em meados de agosto, ajudando a sua empresa-mãe Rakuten Inc. a triplicar seus lucros no primeiro semestre para US $ 67 milhões. Matsui, o mais rentável do grupo, fez 34,6 milhões dólares nos três meses encerrados em 30 de junho - até 400% em comparação com os mesmos três meses de 2003. Enquanto isso, E * Trade tornou-se o primeiro corretor on-line para 400.000 clientes em junho. Seu ponto de venda principal: Os investidores do comércio de E * são carregados tão pouco quanto 700 iene ($ 6.34) para negócios de até 500.000 iene ($ 4,528). O líder da indústria de títulos Nomura cobra 5,250 ienes (US $ 47,55) pelo mesmo negócio.
Uma ameaça
Na verdade, as taxas na maioria das corretoras on-line são uma fração daqueles em casas de corretagem tradicionais. Sem ramos de tijolo e argamassa e um exército de corretores, eles podem passar ao longo da poupança na forma de taxas mais baixas. E mais e mais japoneses estão se conectando para tirar proveito dela. "Os corretores on-line estão se expandindo muito rápido", diz Kenji Yumoto, economista-chefe do Instituto de Pesquisa do Japão em Tóquio. "Para os corretores tradicionais, essas empresas são uma ameaça."
Um importante catalisador por trás do surgimento da próspera comunidade de corretagem on-line do Japão tem sido o mercado de ações flutuante. Com o Nikkei 225 acima de 3% até agora este ano e 7% nos últimos 12 meses, corretores têm sido capazes de transformar um lucro. Cerca de 70% da negociação de ações pelos investidores de varejo japoneses já está sendo transacionada on-line. Mas ao mesmo tempo, apenas 0,2% dos US $ 14 trilhões em ativos pessoais é detida por clientes de corretores on-line - um décimo de Nomura Holdings Inc. As comissões em geral caíram significativamente desde que foram desreguladas em 1999 como parte do Big Bang do Japão Reformas da indústria. Cada uma das três grandes corretoras de serviços completas do Japão - Nomura, Daiwa Securities e Nikko Cordial Corp. - oferece serviços de negociação baseados em PC para clientes de varejo. Mas nenhum fornece um desconto tão profundo quanto os corretores puramente online fazem. "Os perdedores em tudo isso são os corretores off-line", diz Hirohito Imada, diretor financeiro da Matsui.
No entanto, a ascensão de corretores on-line não significa necessariamente o início do fim para os três grandes. Apesar de cobrar altos prêmios de negociação, os ativos totais da Nomura sob gestão atingiram um recorde de US $ 327 bilhões em junho. E seus lucros subiram 5% para US $ 365 milhões no trimestre abril-junho em um ganho de 5% em receita para US $ 2,7 bilhões. Tradicionais corretores dizem que estão focados em servir investidores de longo prazo com grandes ovos de ninho que precisam de muitos conselhos de investimento profissional. "Estamos mantendo um modelo de negócio diferente", diz Tsukasa Noda, vice-presidente de comunicações corporativas da Nomura Securities. "Nosso principal valor é fornecer consultoria para nossos clientes."
Os investidores que ficaram com os corretores tradicionais na década de 1990 - quando a indústria estava cercada de escândalos de recompensa, mercados baixos e falências - mostram pouca inclinação a fugir agora, especialmente com os preços das ações em alta. "A maioria dos investidores on-line são recém-chegados [a investir]", diz Natsumu Tsujino, analista não bancário sênior da J. P. Morgan Securities Asia (JPM) em Tóquio.
Mesmo assim, corretores de Internet estão ganhando converte além de geeks de computador e comerciantes de dia. Tome Katsuko Hasegawa, uma dona de casa de 60 anos em Tokorozawa Cidade fora de Tóquio. Ela costumava negociar com Nomura, mas mudou para Nikko Beans há quatro anos. Hasegawa gosta dos pontos de fidelidade que os feijões de Nikko dão para fora com cada transação que pode ser descontada dentro para milhas freqüentes do insecto do avião. Mas é o íngreme negociação descontos que mantê-la voltar. "A comissão barata é a principal razão", diz ela. - É metade da de Nomura.
Outro fator importante na crescente popularidade dos corretores on-line é que mais e mais casas japonesas estão sendo conectadas para acesso de alta velocidade à Internet. Internacionalmente, o Japão agora ocupa o segundo lugar no número de assinantes de banda larga depois dos Estados Unidos. É claro que os corretores baseados na Internet estão atraindo um tipo mais ativo de jogadores de ações do que os corretores de linha antiga. Matsui Imada diz que os clientes de sua empresa, em média, o comércio cerca de 20 a 30 vezes por ano. Em contrapartida, os 840.000 detentores de contas em linha em grande parte inactivos da Daiwa concluíram uma média de duas transacções por ano. Os corretores on-line também estão intensificando a gama de produtos oferecidos: Muitos oferecem serviços que vão desde transações de câmbio e fundos mútuos até margem comercial, permitindo que os clientes comprem e vendam ativos com fundos emprestados.
Links com bancos são outra fonte de novos negócios. A Matsui Securities formou uma aliança em maio com o Resona Bank Ltd., o quinto maior banco do Japão, que apresentará seus depositantes aos serviços online da Matsui. Matsui também está interessado em fechar acordos com alguns dos 64 bancos regionais do Japão. "Esta poderia ser uma estratégia muito importante" para gerar novos clientes, diz Shoichi Ito, consultor financeiro do Mitsubishi Research Institute.
FIQUE FORTE?
O maior desafio para os corretores online do Japão é a sua capacidade de sobreviver a uma correção significativa do mercado de ações. O número de corretores on-line no Japão caiu de um pico de 67 em 2001 para 54 agora. Mas não há dúvida de que há muito potencial de crescimento se o mercado permanecer em território positivo. Somente 8% dos ativos financeiros do Japão são investidos no mercado de ações, em comparação com cerca de 50% nos EUA. Mesmo que o Japão demorasse 42 anos - ou 1% ao ano para recuperar os EUA - isso significaria US $ 140 bilhões Novos fundos movendo-se em estoques todos os anos. "Isso é muito dinheiro", diz Matsumoto, sorrindo. Dado que a capitalização de mercado da Monex atingiu US $ 3 bilhões no início deste ano - e que o fundador e executivo-chefe possui 12,8% da empresa - Matsumoto tem muitas razões para manter esse sorriso em seu rosto.
Por Ian Rowley e Hiroko Tashiro em Tóquio
No comments:
Post a Comment